segunda-feira, 7 de outubro de 2013

#12 Reflexo

Joana usou da palavra para dizer que não estava preparada para aceitar como verdadeiro para ela que tudo isto seja uma ilusão, "como pode tudo isto ser uma ilusão, quando se vê um filho de 10 anos ser-nos sonegado pela vida", proferiu ela com os olhos mareados em lágrimas, que acariciavam o seu rosto à medida que deslizavam na sua pele. "Pois se tudo isto é uma ilusão, ela dói bastante, ela consome-me por dentro um pouco a cada dia, ainda que já se tenham passado três anos, a sua intensidade raramente diminui.Tenho procurado entender, encontrar uma justificação para que isto tenha ocorrido, mas nada tem apaziguado a minha dor, pode ficar adormecida por breves momentos, mas volta sempre intensa, rasgando--me o ser, por vezes vazia, noutras plena de raiva, tudo isso de forma nenhuma me dá paz, me permite concluir este capitulo da minha vida. O que me tem a dizer dessa ilusão?".
Ricardo aguardou um momento antes de responder, dizendo de seguida, eu e cada um de vocês temos uma de duas escolhas a fazer, que é, perante uma tal situação como a descrita pela Joana, que é pungente, podemos nos identificar totalmente com ela e dessa forma reforçar a sua dor e toma-la como nossa. Fazendo isso estaremos a validar essa ideia de limitação que cremos sobre quem somos, limitados a este corpo e essa personalidade que o controla. Uma outra opção é ver a ilusão dessa ideia de separação, de limitação e observar a imagem total da nossa realidade, deixando de nos identificarmos com a dor desta e outras histórias que conhecemos, para dessa forma nos desapegarmos da limitação e despertar para a essência perfeita do Ser. É natural para vocês e todos os que ainda estão adormecidos, ficarem admirados e até chocados com estas palavras, pensando como pode ele ser tão insensível perante tal sofrimento de um ser humano. Sim o sofrimento é real, é sentido, a ilusão sendo uma ilusão, é verdadeira para quem nela está imerso; tal como um sonho que temos durante o sono é real para nós até que acordamos e tomamos consciência que era apenas um sonho. Contudo este workshop é para simplificar, logo fiquem descansados pois só acontece na nossa realidade aquilo que estamos preparados para lidar, por muito difícil que nos pareça determinada situação, se ela ocorre é porque estamos preparados com os recursos para superar tal desafio que a vida nos presenteia. Não é suposto terem que aceitar de imediato que tudo isto é uma ilusão, isso acontecerá quando estiverem plenamente preparados para que assim seja, até isso ocorrer serão dados pequenos passos que os prepararão para isso, como é exemplo este workshop e as palavras que acabam de ouvir da minha boca.O discurso proferido pelo Ricardo foi acolhido de forma diferente por cada um dos participantes, a forma como ele ia percecionando o desconforto que as suas palavras causavam, lendo a linguagem corporal das pessoas prostradas perante si, porque lidar com a verdade. lidar com tudo aquilo que vai para lá da nossa zona de conforto gera resistência, gera afastamento, preferimos ignorar do que olhar de frente as sombras que pululam no nosso interior.

Sem comentários:

Enviar um comentário